quinta-feira, 25 de abril de 2013

Informatica e jogos,no processo de aprendizagem.




Hoje em dia, as crianças estão cada vez mais evoluídas, mas nem por isso deixam de ser crianças, esta era no qual pertencemos faz parte da era onde o mundo virtual ganha destaque, onde os brinquedos e brincadeiras de rodas abrem espaços a tecnologias e ganham nossos pequenos. 
A tecnologia faz parte da vida do ser humano, seja no trabalho ou no lazer, como também no processo de  aprendizagem infantil, através de jogos educativos e outros.
O uso de jogos no processo de aprendizagem é muito valioso, afinal além de ser muito antigo, os jogos consistem numa simples assimilação funcional  importante para o desenvolvimento do homem, pois trabalha o raciocínio, exercício das ações individuais, e gera também prazer.
  Segundo Vygotsky, o lúdico influência enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração [VYG 89].
O ensino utilizando meios lúdicos cria ambiente gratificantes e atraentes servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança.
Além de jogos convencionais e de jogos virtuais, o processo de aprendizagem expandiu-se de forma que o papel e o lápis, ficassem um pouco de lado e a informatica ganhasse espaço nas salas de aula, e também fora dela. Com a introdução de ambientes virtuais de interação professor aluno, é possível muitos ganhos em relação ao aprendizado, através do uso de ferramentas como softwares educativos cria-se um ambiente escolar atrativo, interativo e satisfatório. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário