quinta-feira, 25 de abril de 2013


O desenvolvimento da criança no período pré -operatório





Período pré -operatório




    Segundo teoria de Piaget, no segundo estágio do desenvolvimento cognitivo de crianças na faixa etária que vai aproximadamente dos 2 aos 6 anos de idade, as crianças tornam-se mais sofisticadas no uso do pensamento simbólico, e de outras atividades, apesar disto ainda não são capazes de pensar logicamente, neste estágio a criança fica presa no resultado final. Durante o período pré -operatório o pensamento sofre uma  transformação  qualitativa. Assim, as crianças não estão limitadas ao seu meio sensorial imediato. O ensino é quase desnecessário, pois a vantagem do modo intuitivo é que as crianças são capazes de livres associações, fantasias e significados únicos ilógicos.
   Piaget no período pré -operatório identificou vários progressos cognitivos, nomeadamente a função simbólica, a compreensão das identidades, a causa e efeito, a capacidade para classificar, a compreensão do número, a empatia e a teoria da mente.


Esse período possui, de acordo com Goulart (1987, p. 23), subdivisões: 
• De 2 a 4 anos: aparecimento da função simbólica por meio da linguagem, do jogo e da imitação. A criança constrói conceitos a partir das experiências visuais concretas. • De 4 a 5 anos e meio: ela “calcula” sua realidade por meio de perguntas sucintamente elaboradas: Onde? Como? Por quê? E suas respectivas respostas. É o início da famosa fase dos “PORQUÊS”! Dessa forma, ela inicia a construção de significados do que se passa ao redor, de situações e fenômenos a serem compreendidos. É um período rico em descobertas, em relação à etapa anterior, podendo-se observar que a criança apresenta traços marcantes e peculiares. • De 5 anos e meio a 7 anos de idade: a criança elabora e organiza seu mundo por intermédio de esquemas padrões de respostas para eventos que ainda não possui subsídios para compreender e explicar. 






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